O Sporting confirmou, esta quinta-feira, no seu site oficial a contratação de Ricardo Mangas. O ala esquerdo de 27 anos chega proveniente do Spartak Moscovo, tendo assinado contrato até junho de 2029, e torna-se no mais recente reforço da equipa principal de futebol dos leões.
Mangas fica com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, vai vestir a camisola 91 dos atuais bicampeões nacionais e reencontra assim o técnico Rui Borges, com quem já trabalhou em diferentes fases da carreira. Em 2017/2018, treinador e jogador estiveram juntos em Mirandela, competindo nos escalões secundários. Reencontraram-se no Vitória SC, onde em 2023/2024 se qualificaram para uma prova europeia. E voltam agora a cruzar caminhos em Alvalade.
Pelo meio, Ricardo Mangas, que passou pelos escalões de formação do Benfica, representou ainda o CD Aves, o Boavista e o Bordéus (por empréstimo dos axadrezados).
Em 2023/24 mudou-se então para Guimarães e pelo Vitória SC rubricou seis assistências e um golo em 29 jogos, ajudando os vimaranenses a garantirem um lugar na Liga Conferência da UEFA. Já sob as ordens de Rui Borges, começou em excelente plano a temporada 24/25, ainda em Guimarães (quatro golos e duas assistências em dez jogos) e as boas exibições valeram-lhe uma transferência para a Rússia e para o Spartak Moscovo, a troco de 2,5 milhões de euros, em janeiro.
Na primeira meia-temporada na Rússia marcou dois golos em 16 jogos e levava dois jogos disputados já esta época. Pela sua contratação o Sporting terá agora pago 300 mil euros, valor que pode chegar ao milhão de euros, mediante o cumprimento de determinados objetivos.