Portuguesa Ana Seabra é a nova treinadora da seleção feminina de andebol do Irão

A Federação de Andebol da República Islâmica do Irão escolheu a portuguesa Ana Cristina Teixeira Seabra para comandar a seleção nacional feminina.

Aos 48 anos, a portuguesa vai comandar a seleção principal iraniana, na sua primeira experiência como treinadora principal fora da Europa, depois de vários anos de trabalho fora de Portugal como treinador mas também como jogadora.

Ana Cristina Teixeira Seabra é uma das principais figuras do andebol feminino português. Representou a seleção de Portugal em 215 ocasiões, numa carreira que contou com passagens pelo Club Balonmáno Atlético Guardés, em Espanha, e pela AA São Pedro do Sul, em Portugal.

A portuguesa foi adjunta na seleção feminina sénior do Paraguai, durante o Torneio de Qualificação Olímpica para Paris 2024, onde a equipa sul-americana defrontou Montenegro, Eslovénia e Alemanha.

Ana Seabra assinou por dois anos e terá como missão levar o Irão a fazer boa figura no Campeonato do Mundo Feminino de Andebol de 2025, onde a República Islâmica do Irão competirá no Grupo B, juntamente com Hungria, Suíça e Senegal.

O Irão estará no Mundial de Andebol pela terceira vez seguida, depois da estreia em 2021, onde terminou em 31.º lugar, após a desistência da República Popular da China devido a casos positivos de Covid-19 na equipa asiática. A República Islâmica do Irão regressou à principal competição mundial de andebol dois anos mais tarde, em Dinamarca/Noruega/Suécia 2023, onde voltou a terminar na 31.ª posição, desta vez conquistando a sua primeira vitória em campo, por 28-23, frente à Gronelândia, no jogo de atribuição dos lugares 31/32.

O Mundial feminino de andebol de 2025 será realizado na Alemanha e nos Países Baixos.

Artigos Relacionados