Portugueses lá fora: Entrada em falso de Amorim e não só, enquanto Abel Ferreira respira no meio do caos

A nova temporada começa a conta-gotas, mas já arrancaram as ligas em Inglaterra, Espanha e França. No Brasil e na Turquia joga-se a segunda jornada e com vários portugueses em ação. Há quem tenha tido mais destaque do que outros e quem tenha sido mais feliz.

Em Inglaterra, Amorim começou com o pé esquerdo, tal como Vítor Pereira. Marco Silva assegurou um ponto, enquanto Nuno Espírito Santo saiu vitorioso. No Brasileirão, Abel Ferreira voltou a responder às críticas com um triunfo, ao contrário de Renato Paiva ao serviço do Fortaleza.

Rafa Silva foi o herói na vitória do Besiktas, tal como Vitinha ao serviço do PSG.

Inglaterra

Um dos destaques da jornada inaugural da Premier League foi o Manchester United-Arsenal. Ruben Amorim, Diogo Dalot e Bruno Fernandes saíram derrotados frente aos ‘gunners’ por 1-0, mas tiveram fortes possibilidades de empatar a partida.

O duelo entre o Wolverhampton e o Manchester City contou com vários portugueses em campo, em mais um jogo de homenagem a Diogo Jota. Nos Wolves, sob ordens de Vítor Pereira, José Sá e Toti Gomes (capitão) entraram de início, enquanto Rodrigo Gomes entrou em campo aos 73′. Nos citizens, Rúben Dias e Bernardo Silva (capitão) como titulares e Matheus Nunes como suplente utilizado. Vítor Pereira não tem motivos para estar satisfeito, uma vez que o Wolves saiu derrotado por 0-4.

O Fulham de Marco Silva não entrou com o pé direito na liga inglesa, mas acreditou até ao fim e resgatou um ponto. Rodrigo Muniz empatou frente ao Brighton aos 90+6′.

Quem foi mais foi o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo, que triunfo por 3-1 contra o Brentford. No lado dos ‘bees’, Fábio Carvalho foi titular, mas ficou a zeros. Na formação orientada pelo treinador luso, Jota Silva entrou a dez minutos do fim.

João Palhinha não foi titular na estreia vitoriosa do Tottenham frente ao Burnley na Premier League, mas entrou aos 80 minutos.

Em contrapartida, Pedro Neto entrou de início no empate sem golos do Chelsea diante do Crystal Palace.

Espanha

Gonçalo Guedes estreou-se, oficialmente, pela Real Sociedad no regresso à LaLiga e ao Mestalla. O avançado luso entrou aos 80 minutos no empate (1-1) frente à antiga equipa Valência. André Almeida jogou 22 minutos pelos ‘che’.

Brasil

O Brasileirão corre a todo o gás e já se joga a 20.ª ronda.

O Fortaleza, de Renato Paiva, continua sem vencer com mais uma derrota sofrida contra o Fluminense por 2-1. Mais sorte teve Nuno Moreira no Vasco da Gama. O ex-Casa Pia fez um ‘bis’ de assistências na goleada por 6-0 frente ao Santos.

Também Abel Ferreira sorriu no embate frente ao Botafogo. Numa altura de alguma tensão no Palmeiras, o verdão triunfou por 1-0.

França

Paulo Fonseca continua a cumprir suspensão e o Lyon segue vitorioso. O clube liderado pelo português venceu o Lens por 1-0 no arranque da Ligue 1. Afonso Moreira, que deixou o Sporting para se juntar aos franceses, ainda não se estreou.

Félix Correia também esteve em evidência ao serviço do Lille com uma assistência no empate a três golos contra o Brest.

A armada lusa do PSG voltou a entrar em ação, desta vez contra o Nantes de Luís Castro. O PSG venceu por 1-0, graças a um golo de Vitinha, que envergou a braçadeira de capitão. Nuno Mendes entrou aos 61′ e ainda foi a tempo de assistir o médio luso. Gonçalo Ramos foi titular.

Turquia

José Mourinho apostou na titularidade de Nélson Semedo no empate a zeros do Fenerbahçe frente ao Goztepe.

Ao serviço do Kayserispor, Miguel Cardoso fez o golo do empate diante do Basaksehir, num jogo que contou com a titularidade de João Mendes.

Rafa Silva também esteve em evidência com o golo da vitória do Besiktas contra o Eyupspor, ao cair do pano (90+6). João Mário também esteve no onze inicial da turma de Istambul.

Artigos Relacionados