O último fim de semana não trouxe bons resultados a alguns jogadores e treinadores portugueses no futebol mundial. Sérgio Conceição mantém vivo o sonho da Liga dos Campeões para o AC Milan, já Leonardo Jardim começa a acertar o passo no Cruzeiro.
Quanto a jogadores, o principal destaque vai para Gonçalo Ramos, que corou a sua exibição pelo Paris Saint-Germain com um ‘hat-trick’.
Inglaterra
Apesar das contas do campeonato inglês já estarem, na sua maioria, feitas, a 36ª jornada não foi propriamente feliz para os portugueses.
O campeão Liverpool recebeu e empatou com o Arsenal a duas bolas, num jogo onde Diogo Jota saltou do banco nos últimos minutos.
Na luta pela Liga dos Campeões, o Manchester City não foi além de um nulo em casa do Southampton. Rúben Dias e Bernardo Silva foram titulares nos ‘cityzens’, enquanto que Mateus Fernandes alinhou de início pelos ‘saints’.
Este resultado permitiu ao Newcastle subir ao terceiro lugar, após vitória por 2-0 diante do Chelsea, que contou com Pedro Neto de início.
Nesta luta está ainda o Nottingham Forrest de Nuno Espírito Santo, isto apesar do empate a dois com o Leicester, partida onde Jota Silva entrou já no período de descontos.
Sensivelmente a meio da tabela está o Fulham, que não foi feliz na receção ao Everton. A equipa de Marco Siva perdeu com os ‘toffees’ por 1-3, mantendo-se no 11º lugar.
Bem mais abaixo estão Wolverhampton e Manchester United, que sofreram derrotas caseiras, ambas por 0-2. Os ‘wolves’ de Vítor Pereira perderam com o Brighton, com José Sá, Toti Gomes, Nélson Semedo e Gonçalo Guedes de início.
Já o Manchester United de Ruben Amorim, em ressaca europeia, caiu aos pés do West Ham, jogo onde Bruno Fernandes voltou a ser titular.
Espanha
Na 35ª jornada da La Liga, o Bétis de Sevilha pode ter comprometido as suas aspirações a um lugar na Liga dos Campeões da próxima época. Os andaluzes, com William Carvalho de início, não foram além de um empate caseiro com o Osasuna a um golo.
Quem ainda mantém o seu lugar europeu é o Maiorca. Os insulares, que tiveram Samu Costa como titular, venceram em casa o já despromovido Valladolid, com André Ferreira na baliza, por 2-1, segurando assim o oitavo lugar.
Não muito longe está o Valência, que também alimentou o seu sonho europeu ao bater em casa o Getafe por 3-0. André Almeida e Domingos Duarte foram titulares por valencianos e madrilenos, respetivamente.
Finalmente o Las Palmas complicou ainda mais as contas da manutenção. Os canários perderam em casa com o Rayo Vallecano por 0-1, com Dário Essugo de início, e estão a três pontos de distância da primeira equipa acima da linha de água.
França
Na penúltima jornada da Ligue 1, o já campeão Paris Saint-Germain goleou o despromovido Montpellier por 1-4. Gonçalo Ramos foi a grande figura, ao apontar um ‘hat-trick’.
Mais abaixo, o Olympique Lyon, de Paulo Fonseca, complicou as suas aspirações europeias, ao perder em casa do AS Monaco por 2-0. O Lyon está nesta altura no sétimo lugar, a três pontos dos lugares europeus.
Um desses lugares é ocupado pelo Estrasburgo, isto apesar da derrota desta jornada em casa do Angers por 2-1, num jogo onde Diego Moreira foi titular pela equipa visitante.
Já sem hipóteses de chegar à Europa está o Brest, apesar do triunfo caseiro por 2-0 diante do Lille, numa partida onde Mathias Pereira-Lage alinhou de início.
Mais abaixo, o Nantes ainda não assegurou a manutenção no primeiro escalão. Com Anthony Lopes na baliza, os ‘canaris’ não foram além de um empate no reduto do Auxerre.
Itália
Na Serie A a 36 e penúltima ronda do campeonato viu aumentar as dúvidas, não só quanto ao campeão, como também relativamente aos lugares europeus.
Nessa luta, a Juventus empatou a um golo em casa da Lazio, jogo onde Renato Paiva e Alberto Costa foram titulares pelos de Turim, que ainda contou com Francisco Conceição saído do banco.
Já o Génova deixou as contas do título totalmente em aberto ao conseguir um empate a dois golos na casa do Nápoles, encontro onde Vitinha foi titular pelos ‘rossoblu’.
Quem ainda tem aspirações europeias é o AC Milan. Os comandados de Sérgio Conceição, e com João Félix de inicio, estiveram a perder em casa com o Bolonha, mas acabaram por dar a volta e vencer por 3-1.
Finalmente o já despromovido Monza procura deixar uma imagem positiva na sua despedida da Serie A. Nesta jornada, os ‘Brianzoli’ foram a casa da Udinese vencer por 1-2, num jogo onde Pedro Pereira foi titular nos forasteiros.
Brasil
A oitava jornada do Brasileirão foi globalmente positiva para os portugueses envolvidos. O líder Palmeiras, treinado por Abel Ferreira, conseguiu arrancar uma vitória nos descontos diante do São Paulo, que teve Cédric Soares de início.
Já o Cruzeiro continua a sua recuperação no campeonato. Os comandados de Leonardo Jardim venceram no reduto do Sport Recife por 0-4. João Silva e Sérgio Oliveira foram titulares pelos pernambucanos, no jogo que acabou por ditar a saída do treinador Pepa.
Quem também procura a sua melhor forma é o Botafogo. Depois da vitória na Libertadores, a equipa de Renato Paiva recebeu e goleou o Internacional de Porto Alegre por 4-0, subindo assim ao oitavo lugar.
Em posição delicada está o Vasco da Gama. Os cariocas, com Nuno Moreira de início, perderam por 2-1 no reduto do Vitória, ocupando nesta altura o 17 º lugar.
Arábia Saudita
A superliga saudita está a três jornadas do fim. O Al-Ittihad Jeddah está cada vez mais perto de garantir o título, isto depois da vitória por 3-0 contra o Al-Fayha, de Pedro Emanuel.
Sensivelmente a meio da tabela, mas com hipóteses de ainda subir está o Al-Riyadh, isto depois da vitória no reduto do Al-Khaleej por 1-2. Fábio Martins ainda marcou para a equipa da casa, mas os forasteiros, com Tozé no onze, deram a volta ao marcador.
Quem ainda não tem a manutenção assegurada é o Al-Fateh. A equipa comandada por José Gomes não conseguiu assegurar a permanência, isto após a derrota em casa do Al-Wehda por 1-0.
Já com a descida assegurada está o Al-Raed. A equipa de André Moreira, titular na baliza, perdeu diante do Damac, confirmando assim a despromoção.