Pré-treino: os alimentos que deve evitar para melhorar o rendimento

A alimentação anda de mãos dadas com o exercício físico e é impossível dissociá-los do que deve ser uma fusão para um treino mais eficaz e seguro. Por isso, é importante que saiba quais as melhores opções alimentares antes de um treino, mas também quais aquelas que deve mesmo evitar.

Ainda assim, cada pessoa tem determinadas características e deve procurar um acompanhamento nutricional especializado para que otimize a sua energia em prol de mais resultados desportivos. Contudo, há certas diretrizes que podem ser seguidas e que serão uma boa ajuda para o seu pré-treino.

A nutrição desportiva tem demonstrado que certos alimentos podem ser verdadeiros catalizadores de força e energia ao longo da prática de atividade física. Em contrapartida, se comer de forma incorreta pode sentir exatamente o oposto com o enfraquecimento e desconforto.

Saiba o que pode evitar ingerir antes do treino

Começando por um erro mais genérico, a falta de alimentação face às necessidades pode trazer sérios riscos à sua saúda. Há quem opte por poupar na ingestão por querer perder peso ou rápidos resultados, levando a que possa entrar em sub-rendimento ou até aumentar os riscos de lesão. Desta feita, o melhor é saber de que forma é que se pode alimentar e quais os alimentos que deve mesmo evitar, para que não coloque em causa o seu esforço.

Indo para o particular, não é recomendada a ingestão de leguminosas (feijão, lentilhas, ervilhas, etc), apesar de serem ótimas fontes de proteína e não só. No entanto, são alimentos ricos em fibra, o que dificulta a digestão e pode criar inchaço e mal-estar. Também os vegetais (couves, alface, brócolos, etc) podem causar uma sensação de enfartamento pela lenta digestão.

Outros dos alimentos a evitar são os ricos em gorduras. No fundo, eles vão originar uma sensação de saciedade por um longo período, uma vez que também não são digeridos de forma rápida. Tal como os ricos em fibras, estes também podem fazer-nos sentir mais pesados.

Em relação aos alimentos processados e com alto teor de açúcar refinado, os alertas já são antigos. Eles podem dar uma falsa sensação de energia e de força, que se dissipa ao fim de pouco tempo, levando a que, se ingerir, antes do treino poda comprometer a performance desportiva.

Por fim, o álcool também costuma ser chamado à conversa. No fundo, se consumir álcool antes de da prática de exercício físico, poderá perder massa muscular e até sofrer com o aparecimento de cãibras. Para além disso, o sistema nervoso poderá ser afetado. (editado) 

Artigos Relacionados