Quem quiser ver o Villarreal-Barcelona, da 17.ª jornada da LaLiga, terá de viajar até… Miami

Os adeptos do Barcelona ou do Villarreal que queiram ver no estádio o duelo entre os dois emblemas, na 17.ª jornada da Liga Espanhola, terão de se deslocar ao… Hard Rock Stadium, em Miami.

Sim, o Villarreal-Barcelona, marcado para o dia 21 de dezembro, será disputado nos EUA, após decisão da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e da LaLiga, o organismo que organiza os campeonatos profissionais em Espanha, em concordância com os dois clubes.

Falta apenas o ‘sim’ da FIFA, que deverá responder positivamente ao pedido da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

A decisão de mudar o Villarreal-Barcelona para os EUA não foi bem acolhida por todos em Espanha. David Aganzo, presidente da Associação de Futebolistas Espanhóis (AFE) e vice-presidente da RFEF, e Miguel Ángel Nadal, ex-futebolista designado para a direção de desenvolvimento da seleção masculina, votaram contra.

A Associação de Futebolistas Espanhóis criticou o facto de a decisão ter sido tomada de forma unilateral pela RFEF e pela LaLiga, sem pedir a opinião dos jogadores, escreve a imprensa espanhola.

Há cinco anos houve uma tentativa de transferência de um dos jogos da LaLiga para Miami, mas a decisão levou a um litígio entre LaLiga e a RFEF. Na altura, a Federação Espanhola recusou-se a autorizar a realização do jogo Girona-Barcelona da época 2018/2019 nos EUA, baseado no princípio geral de que as partidas oficiais de uma competição nacional regular devem ser disputadas no território da mesma associação nacional.

Três tribunais deram razão à RFEF: um tribunal comercial de Madrid, um de Audiência Provincial e, por fim, o Supremo Tribunal.

Só que agora já não é proibido que um jogo da Liga Espanhola seja disputado no estrangeiro.

Artigos Relacionados