A primeira pausa internacional da época 2025/26 volta a ditar uma verdadeira razia nos plantéis das principais equipas da I Liga, com Sporting, Benfica e FC Porto a verem-se privados do contributo de grande parte dos seus jogadores, condicionando a preparação para os compromissos internos e europeus que se avizinham.
Fizemos as contas a quem vai e a quem fica nestas paragens para os compromissos das seleções nos leões, nas águias e nos dragões.
Lage com…oito jogadores à disposição
O plantel principal do Benfica voltou ao trabalho após o suado triunfo em Alverca com apenas oito atletas às ordens de Bruno Lage no Seixal. São eles Samuel Soares, Tomás Araújo (recém-recuperado de lesão), Enzo Barrenechea, Diogo Prioste, Gianluca Prestianni, Fredrik Aursnes (que já renunciou à seleção da Noruega), Henrique Araújo e o reforço Lukebakio.
Ao todo, as águias cederam 18 jogadores às respetivas seleções nacionais: Otamendi (Argentina), António Silva (Portugal), Richard Ríos (Colômbia), Pavlidis (Grécia), Barreiro (Luxemburgo), Dahl (Suécia), Schjelderup (Noruega), Trubin e Sudakov (Ucrânia), Dedic (Bósnia-Herzegovina), Ivanovic (Croácia), Gonçalo Oliveira e João Veloso (Portugal Sub-21), Obrador (Sub-21 de Espanha), Leandro Santos e João Rego (Sub-20 de Portugal), Joshua Wynder (Sub-20 dos Estados Unidos) e Diogo Ferreira (Sub-19 de Portugal).
As águias voltam à ação a 12 de setembro, com uma receção ao Santa Clara para a 5.ª jornada da I Liga, quatro dias antes de receberem também na Luz o Qarabag, no arranque da Liga dos Campeões.
No Sporting Rui Borges aproveita para chamar jogadores da formação
Rui Borges orientou o treino de quarta-feira, em Alcochete – o primeiro desde a derrota caseora no Clássico com o FC Porto – provado de 14 jogadores que rumaram às respetivas seleções.
Foram eles: Rui Silva, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio (Portugal), Ioannidis e Vagiannidis (Grécia), Zeno Debast (Bélgica), Giorgi Kochorashvili (Géorgia), Morten Hjulmand (Dinamarca), Luis Suárez (Colômbia), Geny Catamo (Moçambique), Geovany Quenda (Portugal sub-21), Rodrigo Ribeiro (Portugal sub-20) e João Simões (Portugal sub-19).
Assim, o técnico leonino aproveitou para chamar seis jovens da equipa B: Rafael Besugo, Samuel Justo, Bruno Ramos, Lucas Anjos, Rafael Nel e Rodrigo Dias, que tiveram oportunidade de mostrar o que valem ao treinador principal dos bicmpeões nacionais.
Ausentes, mas por lesão, estão ainda Nuno Santos, Daniel Bragança, Maxi Araújo, Ousmane Diomande e Hidemasa Morita.
Os leões voltam a jogar no dia 13, com uma visita ao Famalicão, entrando em cena na Liga dos Campeões no dia 18, em Alvalade, ante o Kairat Almaty.
Farioli optou por conceder descanso prolongado
No FC Porto ainda não houve sequer regresso ao trabalo após a vitória no Clássico, com Francesco Farioli a conceder cinco dias de folga aos seus jogadores.
O regresso ao trabalho está marcado para sexta-feira à tarde. no Centro de treinos do Olival, em Gaia, mas sem dez jogadores ao serviço das seleções: Diogo Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Victor Froholdt, Deniz Gül, Alan Varela, Stephen Eustáquio, Pablo Rosário, Dominik Prpic e Rodrigo Mora.
Os dragões jogam em casa a 13 de setembro contra o Nacional e a 21 de setembro visitam o Rio Ave, antes da estreia europeia, a 25 de setembro, em Salzburgo, para a Liga Europa.