Sporting e FC Porto procuram fazer história na ‘Europa’ do andebol. Recorde os feitos das equipas lusas

O Sporting vai defrontar, nesta quarta-feira, o Nantes em partida a contar para a segunda mão dos quartos de final da EHF Champions League de handebol.

Os comandados de Ricardo Costa perderam apenas pela margem mínima e sonham em chegar à prestigiada Final 4, que irá ter lugar na LANXESS Arena, em Colónia, Alemanha. Para isso, os leões vão ter que reverter o resultado negativo conquistado na H Arena frente ao Nantes (27-28).

Leões imbatíveis em casa na prova

O Sporting não sofreu qualquer derrota no João Rocha em jogos da Champions League. Na fase de grupos venceu todos os jogos disputados em Lisboa com vitórias frente ao Füchse Berlin e o Dinamo Bucurește.

Trata-se da primeira presença do Sporting em quartos de final da Champions de andebol. Já o Nantes conta já com quatro presenças em seis participações, enquanto que na Final Four assegurou presença por duas vezes. Para chegar às quartos, a equipa francesa precisou de um playoff, onde derrotou o Orlen Wisła Płock, formação frente à qual o Sporting assegurou presença nos quartos.

Verdes e brancos podem fazer história depois do brilharete do ABC

O Sporting sonha em tornar-se no primeiro semi-finalista luso no atual modelo da prova, após o brilharete do ABC, que chegou mesmo à final, na época de estreia, em 1993/94.

Nessa final, os bracarenses comandados por Aleksander Donner empataram a partida da primeira mão frente aos espanhóis do Teka Santander. Viriam a perder o segundo encontro, mas ainda assim a história estava feita.

A nível interno, os verdes e brancos atravessam um grande momento, já que lideram de forma isolada o campeonato português, com 41 pontos, mais três do que o FC Porto. O Nantes ocupa a terceiro posição, a cinco pontos do líder e colosso PSG, com menos um jogo.

FC Porto também procura qualificação inédita para as ‘meias’ da Liga Europeia de andebol

Por outro lado, o FC Porto também procura um lugar na história com a qualificação, que seria inédita, para as meias-finais da Liga Europeia de andebol.

O conjunto orientado por Magnus Andersson desloca-se neste terça-feira ao terreno do Montpellier HB, onde joga a partir das 19h45. O objetivo é recuperar da desvantagem de um golo trazida da primeira mão no Dragão Arena por 29-30. Os azuis e brancos são o único representante nesta fase da segunda competição mais prestigiada da Europa. O melhor que a equipa francesa conseguiu fazer nesta competição foi discutir o acesso à medalha de bronze. Tanto franceses, como portugueses, ocupam o segundo lugar nos respetivos campeonatos, com o conjunto da Invicta atrás do Sporting, e o Montpellier a quatro pontos do crónico campeão PSG.

Para destronarem o Sporting do primeiro posto, o FC Porto precisa de vencer o rival no João Rocha, mas também que os verdes e brancos percam pontos, uma vez que as novas regras dizem que em caso de empate, sairá beneficiado quem terminou à frente na fase regular. Os azuis e brancos estão ainda qualificados para as meias-finais da Taça de Portugal.

Os brilharetes das equipas portuguesas na Europa

A última equipa portuguesa a conquistar uma competição europeia foi o Benfica. Em 21/22, os encarnados venceram a Liga Europeia EHF, após o triunfo frente ao Magdeburgo por 40-39 após prolongamento, na Altice Arena, em Lisboa. Tratou-se da primeira vitória de uma equipa portuguesa nesta competição.

O Sporting logrou a conquista da Taça Challenge da EHF, terceira competição europeia, por duas vezes, em 2009/10 e 2016/17. A última das quais depois de vencer os romenos do AHC Potaissa Turda, por 30-24, (13-9 ao intervalo), na segunda mão da final. No primeiro encontro o Sporting tinha vencido por uns expressivos 37-28.

Um ano antes, o ABC Braga venceu também a prova, em 15/16, após bater, numa final 100% lusa, o Benfica no conjunto das duas mãos. Na primeira mão venceram por 28-22 e de nada valeu aos encarnados o triunfo por 29-25.

No que diz respeito a mais finalistas lusos, para além do Benfica, Sporting da Horta (2005/06) e Madeira SAD (2018/19) chegaram também ao jogo decisivo da Taça Challenge. A equipa insular perdeu de forma penosa essa final, por uma diferença de apenas dois golos no confronto frente ao Steua Bucareste, vendo assim anulada a desvantagem obtida na primeira mão nos açores.

Já a equipa madeirense foi derrotada também por uma equipa de Bucareste, desta feita frente ao CSM (26-20), após um empate a 22 na primeira mão da prova. Curiosamente a equipa romena era treinada pelo já selecionador de Portugal, Paulo Pereira.

Há mais brilharetes por parte das equipa portuguesas para serem contabilizados. Nesta época, os verdes e bancos venceram todos os jogos em casa para a Liga dos Campeões, igualando os feitos de grandes colossos como o PSG, Barcelona e Veszprém. Em 18/19, os verdes e brancos já se tinham tornado na primeira equipa portuguesa a atingir os oitavos da Champions de andebol neste atual formato.

Fonte: FPA

Artigos Relacionados