Tragédia no boxe japonês: dois pugilistas morrem após lesões cerebrais no mesmo evento

O boxe japonês vive dias de luto. Dois pugilistas, Shigetoshi Kotari e Hiromasa Urakawa, morreram na sequência de lesões cerebrais sofridas em combates distintos, mas no mesmo evento, realizado a 2 de agosto no Korakuen Hall, em Tóquio.

Kotari faleceu na sexta-feira, dias depois de um combate de 12 assaltos contra Yamato Hata, que terminou empatado. Urakawa morreu no sábado, após perder por KO para Yoji Saito. Ambos, de 28 anos, foram submetidos a cirurgias para tratar hematomas subdurais — hemorragias intracranianas resultantes dos golpes recebidos.

A Organização Mundial de Boxe e o Conselho Mundial de Boxe expressaram condolências às famílias, amigos e comunidade pugilística. O caso reacende o debate sobre a segurança na modalidade, numa altura em que, em fevereiro, o escocês John Cooney também perdeu a vida aos 28 anos após um combate.

Em resposta às mortes, o órgão regulador no Japão anunciou que, a partir do próximo evento, as lutas pelo cinturão da Federação de Boxe do Pacífico e do Leste passarão a ter um máximo de 10 rounds, em vez dos atuais 12.

Artigos Relacionados

Portugal perdeu hoje com a Argentina por 84-70, no terceiro encontro de preparação para a fase final do Campeonato da Europa de basquetebol de 2025, disputado sem público, em Madrid. Depois da vitória sobre a campeã europeia Espanha (76-74, na terça-feira) e da derrota com a Espanha B (63-64, na quinta-feira), em Málaga, a formação das ‘quinas’ somou novo desaire, num embate em que já perdia ao intervalo por 40-30. A seleção lusa, que atuou sem Neemias Queta, Anthony da Silva e Cândido Sá, volta a jogar na sexta-feira, dia em que defronta a Islândia, em Braga, onde no sábado mede forças com a Suécia, seguindo-se, em 21 de agosto, um embate com o Sporting, em Sines. Em 24 de agosto, Portugal parte para Riga, onde irá disputar o Grupo A, defrontando República Checa (27), Sérvia (29), Turquia (30), Letónia (01 de setembro) e Estónia (03). Para chegar aos ‘oitavos’, terá de ficar num dos quatro primeiros lugares. A seleção lusa conta três participações na fase final, tendo sido 15.ª, entre 18 equipas, em 1951, em França, edição que jogou por convite, nona, entre 16, em 2007, em Espanha, e 21.ª, entre 24, com o pleno de cinco derrotas, em 2011, na Lituânia. A fase final do Europeu de 2025, que será a 42.ª edição do evento, realiza-se na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia, entre 27 de agosto e 14 de setembro.

A seleção portuguesa de basquetebol foi derrotada este sábado pela Argentina, por 84-70, no terceiro jogo de preparação para a fase final do Campeonato da

LER ARTIGO »