Três gigantes milionários e dois históricos europeus na luta por três vagas na Champions em Inglaterra

Promete durar até ao fim a luta pelas derradeiras vagas de acesso à Liga dos Campeões 25/26 na Premier League, com os cinco primeiros lugares (em vez dos habituais quatro) a garantirem lugar na fase de grupos da próxima edição da Champions, em virtude do desempenho europeu dos clubes ingleses esta época.

Assim, com o Liverpool já consagrado como campeão e o Arsenal com o segundo lugar praticamente garantido, há três vagas por atribuir, com um treinador português surpreendentemente na luta por uma delas, numa discussão entre gigantes milionários – Newcaslte, Manchester City e Chelsea – e dois históricos antigos campeões europeus – o Nottingham Forest, treinado por Nuno Espírito Santo, e o Aston Villa.

Para já, no terceiro posto, com 62 pontos, está o Newcaslte, o único dos cinco clubes nesta luta que não sabe o que é ser campeão europeu. Os Magpies, desde há alguns anos detidos por um investidor saudita, estão a fazer jus ao investimento das últimas temporadas e tentam novo apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, onde estiveram pela última vez em 23/24, depois de mais de 20 anos de ausência. Até ao fim da época, o Newcastle – que leva sete vitórias nos últimos oito jogos – vai ainda defrontar Brighton, Chelsea, Arsenal e Everton.

No quarto lugar está o ex-campeão Manchester City, com 61 pontos. Numa temporada decepcionante, os resultados melhoraram um pouco neste final de época (até com a passagem à final da Taça), mas um lugar na Champions para os campeões europeus de há dois anos ainda não está garantido. O City não perde há oito jogos (6 vitórias, 2 empates) e nas quatro jornadas que faltam parece ter um calendário acessível: vai defrontar Wolverhampton, Southampton, Bournemouth e Fulham (enfrentando o Crystal Palace na final da Taça pelo meio).

O quinto classificado, com 60 pontos, é, neste momento, outro ‘milionário’: o Chelsea. Os blues, depois de mais uma temporada de grande investimento, foram subindo progressivamente na tabela e podem acabar 24/25 com uma vaga garantida na Champions e um troféu europeu (a Liga Conferência, onde está perto da final). Só perdeu uma vez nas últimas oito jornadas, mas  nos quatro jogos que faltam até ao fim da Premier League não terá vida fácil: vai defrontar Liverpool, Newcastle, Manchester United e Nottingham Forest, ou seja, dois adversários diretos.

O sexto lugar é do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, também com 60 pontos. O histórico emblema, campeão europeu em 1979 e 1980 (não joga a Champions desde então), está a realizar uma época surpreendente e durante muito tempo ameaçou até um lugar no pódio. Porém, nas últimas semanas parece, enfim, estar a deparar-se com a cruel realidade da maior força dos adversários diretos. Viu-se eliminado nas meias-finais da Taça e perdeu três dos últimos quatro jogos na Premier League Vai defrontar Crystal Palace, Leicester, West Ham e o concorrente direto Chelsea nas quatro jornadas que faltam.

Por fim, ainda na luta, no sétimo lugar, está outro antigo campeão europeu ‘renascido’ no último par de épocas: o Aston Villa, com 57 pontos. Os villains surpreenderam ao apurar-se para a Champions na temporada passada, surpreenderam depois na Liga dos Campeões ao atingirem os quartos de final (onde deram muito que fazer ao Paris Saint-Germain), e ainda sonham com nova presença na ‘Liga milionária’ em 25/26, apesar de serem a equipa em pior posição. Além disso, sofreu ainda o dissabor de se ver eliminado nas meias-finais da Taça pelo Palace. Até ao fim da Premier League defrontará Fulham, Bournemouth, Manchester United e Tottenham.

Curiosamente, um destes dois derradeiros adversários do Villa, apesar de estarem bem abaixo na tabela, poderá muito bem estar igualmente na Champions em 25/26. É que ambos estão bem encaminhados para atingirem a final da Liga Europa e, quem a vencer, estará na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. Quer isto dizer que, muito provavelmente, Inglaterra terá seis equipas na Champions 25/26.

Artigos Relacionados