Turquia e Grécia são os primeiros semifinalistas do Eurobasket 2025

A Turquia e a Grécia carimbaram esta quarta-feira a passagem às meias-finais do Eurobasket2025, onde vão medir forças, ao vencerem sem grandes sobressaltos os dois primeiros duelos dos quartos de final da prova.

Em Riga, a Turquia bateu a Polónia por 91-77. Depois de um primeiro período equilibrado (19-19), os turcos mostraram a sua superioridade a partir do segundo parcial e ao intervalo já venciam com 14 pontos de vantagem, diferença que acabou por ser também a final.

O poste Alperen Sengün,que atua na NBA, nos Houston Rockets, foi a grande figura do encontro, assinando um triplo-duplo na competição e tornando-se no mais novo de sempre a consegui-lo na competição ao somar 19 pontos, 12 ressaltos e dez assistências.

Já a Grécia também confirmou o favoritismo frente à Lituânia, vencendo por 87-76. No final do primeiro período os gregos já venciam por 24-19 e não mais deixaram a liderança do marcador.

O inevitável Giannis Antetokounmpo, dos Milwaukee Bucks, foi a principal figura dos helénicos, ao anotar 29 pontos, seis ressaltos e quatro roubos de bola. Destaque ainda para os quatro desarmes de lançamento do seu irmão, Kostas, de nada valendo à Lituânia os 24 pontos e 15 ressaltos de Jonas Valanciunas.

Turquia e Grécia vão agora medir forças na sexta-feira, em Riga, na primeira meia-final, com os turcos a tentarem repetir a presença na final que lograram uma única vez, em 2001, e da qual saíram derrotados, enquanto os gregos buscam o seu terceiro título europeu, o primeiro desde 2005.

A outra meia-final será entre os vencedores dos embates dos restantes embates dos quartos de final, marcados para esta quarta-feira, com a Alemanha (carrasca de Portugal nos ‘oitavos’) a defrontar a Eslovénia no jogo grande do dia e as surpreendentes Finlândia e Geórgia a degladiarem-se no outro embate.

Artigos Relacionados