Vasco Matos e a estreia na Europa: “Nesta casa jogamos sempre para ganhar”

Vasco Matos fez esta quarta-feira a antevisão da partida do Santa Clara diante do NK Varazdin, relativo à primeira-mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência.

O treinador dos açorianos admite que será um jogo complicado contra uma equipa com uma personalidade bem vincada. Contudo, o técnico sublinhou que os insulares só pensam na vitória.

O jogo: “Um jogo difícil, contra uma equipa que também fez um excelente campeonato, como nós. Uma equipa também com uma identidade bem definida, muito competitiva, intensa e forte fisicamente. Temos de estar no nosso limite, porque acredito que o jogo vai ser decidido nos detalhes e temos de estar preparados para isso”

O NK Varazdin:“Sim, é uma equipa que joga junta há já algum tempo e o treinador também está há algum tempo. É uma equipa com identidade muito bem vincada, também se nota que joga muito junta, disputa todos os lances com uma grande intensidade. Nota-se que os jogadores são ambiciosos individualmente e coletivamente também trabalham. Foi um bocadinho essa a preparação e a mensagem que passámos aos jogadores. Mas temos que olhar muito para o nosso trabalho, a nossa identidade e aquilo que temos que pôr em campo. Acredito que estamos preparados”

Repetir a época passada: “Se conseguirmos igual, muito bem. Internamente temos consciência de que aquilo que fizemos nos últimos dois anos foi de facto histórico, todos os recordes que batemos. Foi um trabalho extraordinário dos nossos jogadores. Agora também sabemos que vai ser uma época nova, temos a nossa ambição, mas temos que ter os pés no chão, uma ambição controlada. Ninguém quer coisas desmedidas, trabalhamos muito diariamente e os jogadores estão muito concentrados nisso, não se desfocam. Nós também não permitimos isso, mas eles têm claramente noção que vai ser um ano difícil, como todos, mas nada nos pode retirar a ambição, de forma humilde, sempre com os nossos valores e identidade presentes”

Os reforços: “Fizemos um recrutamento dentro do que tem sido o nosso trabalho, fomos muito criteriosos nas escolhas. Acreditamos muito continuidade, porque só assim faz sentido. O trabalho nesse sentido tem dado muitos frutos e resultados. Obviamente, ano após ano, vamos fazendo mudanças para preparar o futuro da equipa, porque claramente poderão sair alguns jogadores por aquilo que foi feito. Temos que ir preparando o futuro, mas já estamos a fazer um bom trabalho, ao continuar neste caminho, porque também é muito importante esta continuidade. Mesmo para quem chega, não ser com a obrigação de resolver. Ter tempo para se adaptar, perceber as nossas ideias e nesse aspeto a continuidade de muitos dos jogadores ajuda muito”

Possíveis saídas: “Não penso nisso, obviamente, mas é o futebol e temos de estar preparados enquanto o mercado estiver aberto, mas o foco completo é o nosso trabalho, os nossos adversários e a nossa preparação”

O que é um bom resultado?: “É ganhar. Jogamos e treinamos sempre para ganhar. É o que fazemos em todo lado e vamos tentar fazer amanhã, sempre dentro da organização, trabalho e planeamento. O jogo tem que ser cumprido à regra, mas nesta casa jogamos sempre com muita ambição, coragem e, volto a referir, treinamos e jogamos sempre para ganhar. Obviamente temos a nossa ambição, mas vai ser jogo a jogo, com calma e muita inteligência, perceber claramente que é um caminho longo e temos que nos preparar diariamente para ele”

Artigos Relacionados