Veríssimo no ‘olho do furação’. Quem tem mais razões de queixa? Eis o histórico do árbitro nos dérbis entre Benfica e Sporting

Fábio Veríssimo vai apitar, pela quinta vez, um dérbi entre Benfica e Sporting. O juiz da Associação de Futebol de Leiria foi a escolha do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir a Supertaça de Portugal em futebol entre Leões e Águias no Algarve, no primeiro jogo oficial da época.

A escolha levantou dúvidas, principalmente no lado do Benfica. Os Encarnados emitiram um comunicado a criticar a decisão e onde enumeram alguns dados em relação ao juiz de 42 anos, como o facto de ter sido o 4.º colocado entre os 24 árbitros da Primeira Liga, ter apitado seis jogos do Sporting em 2024/25, ter dirigido dois encontros do Benfica que resultaram em derrotas para os Encarnados e ter apitado o dérbi da primeira volta na época passada, em Alvalade.

Ora, nos anteriores quatro dérbis apitados por Veríssimo, registaram-se duas vitórias para cada lado. Curiosamente, o árbitro nunca mostrou vermelho a jogadores nos quatro jogos que dirigiu entre Águias e Leões.

Histórico de Veríssimo em dérbis

Apesar de estar na elite desde 2015, só em 2020, o árbitro de 42 anos apitou o seu primeiro dérbi. Foi na 34.ª e última jornada da I Liga, ganho pelo Benfica por 2-1, com golos de Carlos Vinícius e Seferovic, contra um de Sporar. Uma derrota que atirou o Sporting para o 4.º posto, atrás do SC Braga. Foi um jogo com alguns cartões amarelos: Luís Neto, Wendel e Jovane Cabral do Sporting, André Almeida, Rúben Dias, Gabriel e Vinícius do Benfica.

Dois anos depois, o árbitro leiriense voltou a comandar um duelo entre Benfica e Sporting, na 30.ª ronda da I Liga 2021/22, em Alvalade. Darwin Núnez e Gil Dias deram a vitória ao Benfica.

Em fevereiro de 2024, Fábio Veríssimo foi a escolha do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar a primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal. Desta vez deu Sporting, em Alvalade, com golos de Pedro Gonçalves e Gyokeres contra um de Aursnes. O 2-2 no segundo jogo colocou os Leões na final da prova, no Jamor.

$$caption$$

Este jogo ficou marcado por um golo anulado a Di Maria no segundo tempo, por o árbitro entender que Tengstedt estava tapar o campo de visão do guarda-redes Franco Israel, em posição de fora de jogo, após remate de Di Maria. Uma decisão muito criticada pelo Benfica na altura. Também no mesmo jogo, o árbitro marcou uma grande penalidade sobre Marcus Edwards num lance onde não existe contacto com Otamendi. O lance seria anulado porque Gyokeres estava em posição irregular no início da jogada.

Na época passada, Veríssimo comandou o último dérbi entre os dois gigantes nacionais, na vitória do Sporting por 1-0 em Alvalade, golo de Geny Catamo, na 1.ª volta da I Liga. O Benfica queixou-se do trabalho do juiz por entender que ficou por marcar uma grande penalidade sobre Leandro Barreiro.

Equilíbrio entre jogos apitados a Águias e Leões

Ao longo da sua carreira, Fábio Veríssimo apitou quase o mesmo número de encontros de Benfica e Sporting. O árbitro de 42 anos dirigiu 36 jogos dos encarnados: 23 vitórias, cinco empates, oito derrotas, 69 golos marcados e 28 golos sofridos.

As derrotas do Benfica com Veríssimo no apito foram diante de Rio Ave nos oitavos de final da Taça de Portugal (3-2 a.p.) em 2017/18, 2-1 contra o Braga nas meias-finais da Taça da Liga 2020/21, 1-2 com o Gil Vicente em casa na I Liga 2020/21, 0-1 com o Gil Vicente também em casa na I Liga 2021/22, 3-0 contra o FC Porto nos oitavos de final da Taça de Portugal 2021/22 e 2-0 com o Famalicão na 1.ª ronda da I Liga 2024/25, além das duas derrotas diante do Sporting.

Como curiosidade, o Benfica esteve seis jogos seguidos sem ganhar com Fábio Veríssimo a apitar (quatro derrotas e dois empates), entre 2020 e 2022.

O árbitro leiriense apitou o Sporting em 35 ocasiões: 24 vitórias, cinco empates, seis derrotas, 67 golos marcados e 35 sofridos. A primeira derrota do Sporting com Veríssimo foi um 4-3 4-3 (a.p.) nos oitavos de final da Taça de Portugal 2015/16.

Tal como o Benfica, o Sporting esteve quatro jogos sem ganhar com Veríssimo no apito: começou numa derrota no Dragão (1-2) para o FC Porto na última jornada da I Liga 2019/20, passou para nova derrota (0-1) com o Tondela na 10.ª ronda da I Liga 2019/20, antes de um empate 1-1 com Rio Ave na 21.ª ronda de 2019/20, para finalizar com a primeira das duas derrotas com o Benfica.

A outra derrota foi diante do FC Porto, na final da Taça de Portugal 2023/24 (2-1), num jogo onde St. Juste foi expulso com vermelho direto logo aos 30 minutos.

Artigos Relacionados

Samuel Lino ruma ao Flamengo

Samuel Lino foi esta terça-feira oficializado como contratação do Flamengo. O anúncio foi feito, não pelo clube brasileiro, mas antes pelo Atlético de Madrid. Os

LER ARTIGO »