Verstappen conquista ‘pole position’ no GP de Itália com volta decisiva

O neerlandês Max Verstappen (Red Bull) assegurou hoje a ‘pole position’ para o Grande Prémio de Itália, 16.ª ronda do Mundial de Fórmula 1, depois de conseguir a melhor volta já nos instantes finais da qualificação.

O tetracampeão mundial rodou em 1.18,792 minutos, superando o britânico Lando Norris (McLaren) por apenas 0,077 segundos. O australiano Oscar Piastri (McLaren), atual líder do campeonato, foi terceiro, a 0,113 segundos.

“Aqui é fácil cometer um erro. Senti-me muito bem na Q3. O carro funcionou melhor do que em todo o fim de semana e poder lutar pela ‘pole position’ é algo que me deixa muito contente”, destacou Verstappen.

A Red Bull surpreendeu na qualificação, depois de a McLaren ter dominado as sessões de treinos livres — com Norris e Piastri em evidência — enquanto Lewis Hamilton, em Ferrari, tinha sido o mais rápido na primeira sessão.

Na derradeira fase da qualificação, Verstappen começou por registar o melhor tempo, mas Norris ainda conseguiu saltar para o topo da tabela nos instantes finais. O campeão em título respondeu de imediato, arriscando uma última volta que melhorou o registo em uma décima de segundo e garantiu a 45.ª ‘pole’ da carreira, quinta esta temporada, depois do Japão, Arábia Saudita, Miami e Silverstone.

“Historicamente, a corrida complica-se-nos um pouco mais. Vamos ver o que acontece amanhã”, acrescentou o neerlandês.

O monegasco Charles Leclerc foi o melhor dos Ferrari, em quarto lugar, à frente de Hamilton, que acabou penalizado em cinco posições por infração cometida no GP dos Países Baixos e partirá apenas de 10.º. As Mercedes de George Russell e Kimi Antonelli garantiram a sexta e a sétima posições.

Na luta pelo campeonato, Oscar Piastri chega a Monza no comando, com 309 pontos, seguido de Norris (275) e Verstappen (205).

Artigos Relacionados