O ciclista russo Artem Nych (Anicolor-Tien21) sobe hoje à Torre de amarelo, com o ponto mais alto de Portugal continental a testar a liderança do campeão em título na sétima etapa da 86.ª Volta a Portugal.
Após perder quatro segundos para Jesús Peña (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) na Guarda, o campeão em título enfrenta a etapa ‘rainha’ com apenas oito segundos de vantagem sobre o trepador colombiano, com o sul-africano Byron Munton (Feirense-Beeceler), o vencedor na Senhora da Graça, a fechar o pódio, a 21.
A partir das 12:30, o pelotão vai percorrer 179,3 quilómetros entre o Sabugal e o alto da Torre, onde a meta coincide com a única contagem de montanha de categoria especial da Volta a Portugal.
Após passarem as metas volantes de Penamacor (67,2) e Belmonte (111,8), os ciclistas encontram a primeira contagem de montanha do dia, uma terceira categoria situada em Sarzedo, ao quilómetro 142,1.
A jornada prossegue sem dificuldades até à Covilhã, onde um sprint intermédio (159,1) antecede os 20,1 quilómetros de subida à Torre, com a chegada a estar prevista para as 17:33.
A mais mítica das subidas da Volta a Portugal conhecerá um novo ‘rei’, já que não há nenhum ciclista neste pelotão que já tenha vencido no ponto mais alto de Portugal continental (1.993 metros).