Yeray Álvarez suspenso por doping devido a medicamento contra a queda de cabelo

Yeray Álvarez foi suspenso pela UEFA por dez meses, após ter testado positivo no controlo antidoping. O defesa do Athletic Bilbao acusou uma substância proibida, canrenona, um produto diurético considerado mascarante.

O jogador já tinha aceitado a suspensão provisória voluntária, tendo revelado que tudo se deveu a um medicamento para a queda de cabelo. Em virtude disso, o Athletic Bilbao emitiu um comunicado a confirmar que a UEFA entendeu que Yeray não teve intenção, apesar da sanção aplicada.

“[A UEFA] considerou ter sido provado que a ingestão de uma substância proibida deveu-se ao uso incorreto de um medicamento preventivo contra a queda de cabelo pertencente à sua mulher que continha a dita substância. O organismo federativo recorda e, conforme a norma vigente, o desportista é responsável pelos seus atos e, em consequência, devia ter confirmado, antes do consumo, se o medicamente era permitido”, pode ler-se na nota oficial.

O defesa estava suspenso desde 2 de junho e irá terminar a 2 de abril de 2026. Yeray está proibido, durante a maior parte da suspensão, de treinar com a equipa espanhola e até de entrar no clube. Apenas dois meses antes do regresso aos relvados é que poderá reintegrar-se no plantel.

Artigos Relacionados